quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cavaleiros da Esperança...

Por Schirlei Moraes


  

Alguns dias atrás eu estava vendo TV e enquanto mudava de canal acabei estacionando na Bandeirantes onde passava um episódio do anime Saint Seiya, que ficou conhecido pelos “brazucas” como Cavaleiros do Zodíaco.


Cavaleiros do Zodíaco... Até hoje recordo-me da febre que este desenho tornou-se em nosso país nos meados da década de 90. Só falava-se em Seiya, Hyoga, Shiryu, Shun e Ikke. Quantas vezes eu ouvi na escola algum adolescente gritando o famoso bordão “Me dê sua força Pégasus”?? Sei que é totalmente desnecessário dizer que é a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores de Athena, a Deusa da Sabedoria. Quem não sabe disso?? Com certeza, Cavaleiros foi um grande marco dos animes na TV brasileira, abrindo as portas para muitos outras produções orientais .


  

  
Eu era tão fanática pelo desenho que toda semana, antes de ir para a escola, passava na banca para comprar uma revistinha chamada “Herói”, escrita por Odair Braz Jr., Marcelo Del Greco e Alexandre Nagado que fazia um resumo dos capítulos que iriam passar na TV. Era uma espécie de revista “Minha Novela” das HQs e animações!! (risos).


Até hoje eu tenho essas revistinhas guardadas, elas fazem parte da minha adolescência e sempre que sinto saudades dessa época, pego alguma para reviver os bons momentos.





A história dos Cavaleiros do Zodíaco é ótima, os personagens tudo de bom e acho lindo os traços do desenho. Como toda boa animação japonesa, a estética do desenho valorizava os olhos grandes e expressivos, os cabelos coloridos e corpos perfeitos. Mas, a estética do rosto dos personagens, na minha opinião, possuia um diferencial quando comparados aos trabalhos de outros desenhistas. Não sei se é apenas impressão minha ou é simplesmente questão de gosto pessoal.





Se eu fosse fazer um “Top 20 animes”, Cavaleiros do Zodíaco era um forte concorrente a primeira posição SE não fossem alguns detalhes... Até a fase das 12 Casas do Zodíaco o anime estava perfeito, mas depois disso achei que ficou meio repetitivo... Sempre aparecia um vilão, Athena se sacrificava para salvar a Terra, os cavaleiros de bronze tomavam um monte de bolacha na cara, se arrebentavam e no final... Salvavam Athena e o mundo. Acho que o anime acabou ficando com um “q” pesado e dramático demais... Isso sem falar sobre os romances desse anime... Nota zero!! Inexistentes!! E o principal: mataram o cavaleiro mais lindo do desenho: Kamus de Aquário!! Como o Masami Kurumada pode cometer tal pecado??? Ah... depois disso tive que fazer os cavaleiros caírem posições no meu Top... (risos)





Mas, falando sério, rever Saint Seiya esse dias na Bandeirantes me levou numa rápida viagem ao túnel do tempo. Recordei-me de uma fase gostosa da minha vida onde descobri nas animações japonesas uma forma de fugir dos meus problemas pessoais em mundos paralelos, repletos de heróis, deuses e muita fantasia.


  

No final das contas eu cresci, continuo tendo que enfrentar os problemas desse mundo mundano, porém, essas histórias me ensinaram importantes lições que carrego até hoje comigo: Não importa qual seja o desafio que você tenha que passar, as boas atitudes sempre prevalecem. Afinal o que não é a vida se não um grande campo de batalha onde lutamos para realizar nossos sonhos??

Por isso, sempre nutri meu ser com palavras como justiça, bondade e fé pois sempre acreditei que temos em nós um pouquinho dos Cavaleiros da Esperança...







Nenhum comentário:

Postar um comentário