sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É Carnaval … Tire sua Máscara !!

Por Schirlei Moraes



 
Entusiasmo, liberação, paixão... Estas são algumas definições que representam a palavra carnaval para muitos foliões ardorosos por esta festa mundialmente famosa e cultuada que possui origens distantes vindas das orgias dedicadas a Baco, Saturno e Pã pelos romanos.

As homenagens prestadas aos deuses mitológicos ficaram no passado. Porém, a energia primitiva e sexual ainda predomina nos tempos modernos num desfile de egos, corpos esculturais e muito samba no pé.
Confesso que esta não é a minha época favorita do ano. Apesar do meu pai ter sido um aficionado por samba, apesar de ter crescido num ambiente totalmente boêmio ao som de artistas como Martinho da Vila, Bezerra da Silva e Agepê (Nossa!! Agora fui fundo nas lembranças!! Recordar é viver, não é queridos? – risos), nunca me senti atraída por este gênero musical. Aprecio muito mais um bom riff de guitarra do que uma batida de tamborim.
Mas, sinto saudades do “Dunguinha” tocando de forma cativante seu pandeiro...

E estas doces lembranças do meu pai sambista que me fizeram enxergar nessa folia carnavalesca um sentido muito maior que a exposição física exacerbada e a vontade de extravasar os desejos reprimidos. O carnaval é uma explosão de alegria e sensualidade que contagia milhões de pessoas e, durante alguns dias, transforma nossa dura realidade em instantes mágicos de devaneio.

Entre confetes e serpentinas, qual é a sua fantasia? O sonhador e emotivo pierrô? O temperamental e voluptuoso Arlequim? Ou a alegre e descontraída Colombina?





Na verdade, não importa qual será o traje que você irá escolher ou o personagem que irá incorporar.
Não importa se você vai pular o Carnaval ou aproveitar o feriado de outra maneira... Divirta-se!!


Pois, como já disse Chico Buarque em sua música
"Sonho de um Carnaval" :


"Carnaval, desengano
Deixei a dor em casa me esperando
E brinquei e gritei e fui vestido de rei
Quarta-feira sempre desce o pano

Carnaval, desengano
Essa morena me deixou sonhando
Mão na mão, pé no chão
E hoje nem lembra não
Quarta-feira sempre desce o pano


Era uma canção, um só cordão
E uma vontade
De tomar a mão
De cada irmão pela cidade

No carnaval, esperança
Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança
Que gente grande saiba ser criança".


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário