No dia 15 de Janeiro de 2009 teve a estréia nacional do filme “O Estranho Caso de Benjamin Button” ( The Curious Case of Benjamin Button - estreia mundial: 25 de Dezembro de 2008), com Brad Pitt e Cate Blanchett. Ouve tanta repercussão em volta desse filme que resolvi assisti-lo também.
Bom, no geral foi um filme bonito.... Não foi espetacular, nem marcante... Foi bonito. Porém, achei que aconteceram falhas no filme, perguntas que ficaram sem respostas. Por exemplo: Ninguém explicou, afinal de contas, porque Benjamin havia nascido daquela maneira. Achei que ficou meio superficial, mas, tudo bem. Coisas de Hollywood...
O filme foi adaptado a partir da história de F. Scott Fitzgerald. Acho que ler seu conto deve ser uma experiência mais interessante já que são poucas as adaptações de livros que viram bons filmes. Alguns diretores estão mais preocupados com os números da bilheteria do que captar a essência de uma boa obra.
Apesar desta breve crítica pessoal, ao assistir este filme, acabei recordando de um vídeo clip que foi lançado em 1993 cuja música chama-se "Return to Innocence", do grupo Enigma. O vídeo é muito bonito e a música belíssima. Por coincidência ou não (eu, particularmente não acredito em coincidências... ), a idéia central do filme Benjamin Button é muito similar a história que passa no vídeo dessa canção, apesar de abordarem o tema de uma forma um pouco diferente.
O filme Benjamin Button abordou a história de um homem que nasce com oitenta anos e regride na sua idade. Com o decorrer, ou melhor, com o “retrocesso” do seu tempo, ele vive seus amores, as alegrias da vida e a tristeza da morte. Apesar de tudo isso, ainda achei o filme um pouco apático.
Já a canção do grupo Enigma consegue me tocar. Ela expressa o retorno da inocência do sentimento e não apenas o efeito retroativo do tempo no aspecto físico. Sua letra é simples, suave só que muito profunda... Nos faz refletir sobre quem somos, o que buscamos ... e “a quem buscamos”...
Como diz um trecho da música:
“... Apenas olhe dentro de seu coração, meu amigo
Esse será o retorno a você mesmo
O retorno à inocência...”
Retorne para a sua inocência... A inocência da sua alma...
Return To Innocence
Enigma
Love - Devotion
Feeling - Emotion
Don't be afraid to be weak
Don't be too proud to be strong
Just look into your heart my friend
That will be the return to yourself
The return to innocence.
If you want, then start to laugh
If you must, then start to cry
Be yourself don't hide
Just believe in destiny.
Don't care what people say
Just follow your own way
Don't give up and loose the chance
To return to innocence
That's not the beginning of the end
That's the return to yourself
The return to innocence
Nenhum comentário:
Postar um comentário